terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

MENSAGEM DO FIM DO ANO PASSADO DE MR. LEE HEE JAE


Bira Dantas, Lee Hee Jae e Sergio Alves

Este nobre professor e Mahwa-ka (Mestre do Quadrinho coreano) mostrou-se apaixonado pela cultura brasileira.
Primeiro por se apaixonar (como milhares de outros coreanos, de varias gerações) pela obra literaria estrangeira mais lida na Coreia do Sul: "Meu pe' de laranja lima", de Jose' Mauro de Vasconcelos.
Segundo, por desenha-la em Quadrinhos (com o coração cheio dos melhores sentimentos) como forma de declarar esse seu amor e respeito por valores demonstrados nesta obra. Assim como o caminho duro da vida, que maltrata a criança, que qual um passarinhos, so' quer voar...
Terceiro, por me receber tão bem e com tanta alegria.
Abraçando-me como se ele proprio fosse brasileiro, coisa rara!
Infelizmente não pude jantar com ele e sua esposa no ultimo dia de minha estadia em Bucheon.
Torço para ter outras oportunidades.
Torço para ver o Manhwa do Mestre Lee Hee Jae publicado em portugues.

Contei um pouco dessa minha historia no pais do Manhwa aqui:
http://4mundo.com/2011/09/04/manhwa-coreano-quadrinho-brasileiro-uma-visao-otimista-da-humanidade
Na minha primeira viagem (com minha mulher Claudia Carezzato) dei um abraço e quase matei nosso cicerone (Sean Park) do coração. Eu tinha esquecido que era aperto de mão e entrega de cartão.
http://www.fabricarica.com.br/?sec_cod=5&news_cod=5
Esta minha segunda viagem (com a companhia de Sergio Alves da Escala Educacional) foi mais um passo na aproximação entre Brasil e Coréia, que começou com Rogério Campos (Conrad Editora) um dos primeiros a publicar Manhwa no Brasil; continuou com meu convite à Coreia em 2005; e com a vinda deles a São Paulo (ano passado) para conhecer cartunistas e quadrinhistas, visitar editoras, livrarias e associações.


Kimc Dong-Hwa (professor e ex-presidente da Associação de Cartunistas da Coréia), Sergio Alves (editor da Escala Educacional), Bira Dantas, Lee Hee Jae (quadrinizou "Meu Pe' de Laranja Lima") e Kwan Je Cho (atual presidente da Associação).

Nestas fotos voces podem ver (alem das cenas de chuva estilo "Singing in the rain") o almoço com os responsáveis por mais esta aproximação Brasil-Coréia: Hwa falou da importância do Brasil para eles, em especial da Amazônia. Falei que em outubro vai acontecer a Comicon Amazônia, em Belém. Eles se interessaram muito em participar no ano que vem. Sugeri uma pescaria de pirarucu e piraíba com moqueca em seguida. Adoraram.


http://caricasdobira.blogspot.com/2011/08/manhwa-coreanoquadrinhos-brasileiros.html
O interessante e' que depois de 6 anos, algumas coisas mudaram.
Como disse acima, eles parecem estar meio "abrasileirados"... Que bom!

Lee Hee Jae enviou, gentilmente, estas fotos nossas (em Bucheon) e dele em Congressos de Quadrinhos (em Paris e Beijing).
Obrigado.
Kamsa hashiminida!




Dear. My friend Bira Dantas
Year 2011 is almost over. It has been a wonderful year. The most fascinating experience was that we became friends over the far distance.
I received your magazines few days ago.

I couldn't take them with me right away as some reasons. I owe you an apology for the late reply. There were Koreans went to Brazil's Comic fair last month, and I heard from them that you were a great help. Thank you very much for your thoughtful caring. We think of you first when we think of Brazil.
I heard Editora Melhoramentos wishes to publish 'O Meu Pe'de Laranja Lima'. I wanted Escala (Sergio's) to work with, but since Melharamentos has the copyright, it might be better way to just go with the flow. I hope things will work out well. Please say hi to Sergio for me.
I am checking through the books you sent me. It is really interesting to read all the news, information and history of Brazilian Comic field.

My Friend Bira Dantas!
Thanks again and I wish to see you again soon. Your msg and magazines means special to us. Good bye !!
with potato-nine
2011.12.01

Hee-Jae, Lee
Korea

Nenhum comentário: