quinta-feira, 6 de agosto de 2009

ÓTIMO ARTIGO DE MARCUS RAMONE


Um dos mais completos artigos sobre o gibi dos Trapalhões na fase Bloch.



PÉROLAS DE JOÃO ANTONIO

"CAZA EM NOTICIAS EM QUADRINHOS DO OFELIANO

Em 1984 o panorama para quem curtia quadrinhos adultos era desolador, a salvação da lavoura é que haviam os fanzines.Era nossa internet. Para quem como eu morava numa cidade pequena, sem grana, chegavam pelo correios dezenas de fanzines, nos colocando ao par de tudo de bom que existia. Eu não tinha dinheiro para importar revistas como METAL HURLANT, HEAVY METAL, PILOTE, LINUS, etc. As nossas revistas de qualidade em banca não mais existiam. Gibis como GRILO, EUREKA, BICHO, haviam anos que deixaram de circular, e eram eles que nos punham ao par do que havia de interessante no mundo. Quixotescamente, quem abastecia nosso imaginário eram os valentes fanzines.


NOTICIAS EM QUADRINHOS foi um dos melhores, impresso em off-set, um primor. Era publicado pelo desenhista OFELIANO DE ALMEIDA, no Rio de Janeiro. Este fanzine publicou um suplemento com uma história completa de CAZA, da Metal Hurlant. Um ano depois me mudei pra Campinas e pude comprar uma coleção razoavel desta publicação num sebo. Mas aqui fica a homenagem ao OFELIANO, do NQ, que bravamente me apresentou ao CAZA. Caza é o tipo de artista inventor, no conceito de Ezra Pound, depois muito imitado. Como sempre acontece com as grandes invenções."

OS ARQUIVOS poéticos em quadrinhos de JOÃO ANTONIo


ZÉ BRASIL POR MONTEIRO LOBATO

"Este folheto, em verdade um panfleto, foi escrito por MONTEIRO LOBATO, e publicado pela Editorial Vitória, em 1947. Ao que tudo indica esta casa editorial era ligada ao Partido Comunista, haja visto que já encontrei em sebos livros sobre teoria comunista , publicados por ela. Esta edição que mostro a vocês é de 1950, a quinta. Foi ilustrada por PERCY DEANE. A capa que aí vêem, tirei da internet. Ocorre que o meu exemplar não tinha mais capa, pois era uma espécie de folheto, mal impresso , como costumam ser os panfletos. O que vêem na verdade é um xerox pois o original foi roubado. Ganhei o folheto de um amigo , livreiro, e antes de chegar em casa ( sem querer), passei numa papelaria e tirei xerox do livrinho todo. Fiquei com o xerox nas mãos e deixei o livrinho, junto com um LP de Sergio Ricardo e o álbum de figurinhas Os dez Mandamentos, dentro do carro. Tudo isto foi roubado no dia seguinte, junto com meu automóvel. Na hora eu sofri foi pela perda destes tres bens culturais, já que o carro estava no seguro. Sobrou-me o xerox. Nele, Lobato, em flerte com o PCB, louva Prestes, fala do seu Jeca Tatu, que agora está reencarnado como um Sem Terra(como se diz hoje), e atribui ao governo os males do Brasil. A excelente biografia de Lobato, chamada FURACÃO NA BOTOCÚNDIA, afirma que também tem uma edição ilustrada por PORTINARI. O que eu acredito, mas nunca vi. Deve ser uma raridade bibliográfica."

OS ARQUIvos incriveis DE JOÃO antonio, um sem letra, viciado em livros.


MEU SOLO DE GAITA

O Trenzinho do Caipira de Villa-Lobos vai ao Mississipi...


No blog do Marchini, procurem para ouvir!


http://marchini.arteblog.com.br/

2 comentários:

Magaliana disse...

buáááááá
nasci em 86, nem tive como aproveitar os quadrinhos dos trapalhões, ou pelo menos não sem inúmeros rasgões e rabiscos dos meus irmãos mais velhos, mas tudo bem... de qqr modo aqui e acolá degusto um exemplar de algum sebo responsa.
BOm, é capaz de sermos parentes mesmo Bira, rs, pelo que sei você tem um pé na terrinha potiguar tb, né? pois bem, meu sangue é todinho daqui, pra ser mais específica, da região seridoense, rsrsrs. Nasci em Natal por acidente, hehehe.
E valeuzão pelo elogio. Ter uma avaliação positiva de alguém de peso (sim, eu o considero assim, acompanho seu trabalho faz um tempinho, rs) dá um gás danado pra tentar produzir mais e melhor.

Unknown disse...

Bira Dantas, grande mestre!!!

Sabia que eu tava justamente pensando nisso hoje???

Quero MUITO publicar no Charge On Line, já mandei charges pra lá mas não as vi publicadas.

O Amorim disse que é meio difícil mesmo, e o Zope me deu umas especificações de tamanho da imagem pra eu enviar. Inclusive vou ver se mando essa aí do Sarney!

Sei que o Mariano é daqui do Rio, mas cê tem um email de contato com ele?

Abração, mestre Bira, valeu pela visita!!!