sábado, 15 de agosto de 2009

Adeus, Josette Baujot


Fiquei sabendo pelo Pedro Bouça:


"Morreu a antiga colorista-chefe dos Estúdios Hergé:




Principal colorista dos Estúdios de sua criação até o encerramento, ela foi a responsável pela colorização de boa parte dos álbuns do Tintim. Considerando o altíssimo nível das cores desses álbuns, isso faz dela uma das melhores coloristas da história dos quadrinhos.Viúva de um ex-colaboracionista belga que fugiu para a Argentina após a guerra (o que não o salvou de uma morte rápida por lá), ela voltou para seu país natal com um filho pequeno no colo e nada no bolso.


Através da intervenção de uma amiga, a esposa do barão Baudouin Van den Branden de Reeth, secretário de Hergé, ela consegue emprego na redação da Tintin belga, de onde eventualmente ascende para os Estúdios. Eventualmente Hergé contrata um novo assistente, Joseph Loeckx, hoje mais conhecido como Jo-El Azara.


Apesar da diferença de idade (ele tinha apenas 17 anos!) os dois se apaixonaram e ficaram juntos desde então. Eu encontrei o simpático casal no Festival da Amadora três anos atrás e essa notícia me deixou bastante chateado."


Nenhum comentário: